Pular para o conteúdo
Home » Conteúdo IMMakers 4DS » Audiência do rádio chega a 80% no Brasil

Audiência do rádio chega a 80% no Brasil

O rádio é um dos mais antigos meios de comunicação da humanidade, tendo sido inventado ainda no século 19. 

De lá para cá, o rádio passou por seus momentos áureos e por um consequente declínio. Graças, principalmente, à chegada da televisão.

Houve quem dissesse que ele era uma mídia já com seus dias contados. Afinal, com tantos meios mais avançados de comunicação, todos o esqueceriam.

Porém, apesar de tudo isso, o rádio segue sendo uma forma extremamente relevante de comunicação. Isso é o que mostra a pesquisa Inside Radio 2021, do Instituto Kantar IBOPE Media.

Quem ouve rádio?

De acordo com a pesquisa, 80% dos brasileiros têm o costume de ouvir rádio de alguma forma em 2021. No ano anterior, esse número era de 78%.

E mais: 3 a cada 5 ouvintes afirmam que ouvem rádio todos os dias. O tempo médio de consumo diário é de 4 horas e 26 minutos.

Homens e mulheres estão praticamente empatados entre os ouvintes, representando 48% e 52% da audiência, respectivamente. 

A classe C é a que mais ouve rádio no Brasil, com 43% dos ouvintes, seguida pelas classes A e B, com 40% e pelas classes D e E, que somam 17%.

Em relação à idade dos ouvintes, quem lidera é a faixa etária acima dos 60 anos, com 21% do público. Logo após, estão os ouvintes entre 30 e 39 anos, que são 20%, os de 40 a 49 anos, com 19%, 50 a 59, que são 17%, 20 a 29, que somam 16% e o público entre 10 e 19 anos, com apenas 6%.

Consumo web

O consumo de rádio através da internet também demonstra sinais de crescimento. 10% da população nas 13 regiões metropolitanas pesquisadas afirmaram ter ouvido rádio online nos últimos 30 dias.

O tempo médio diário de consumo de rádio através da internet é de 2 horas e 44 minutos. 

No entanto, quando se compara com o consumo de rádio tradicional, nota-se diversas diferenças entre ambos.

As classes A e B dominam a audiência do rádio via web, com 67% dos ouvintes. A classe C é responsável por 30% do público, enquanto as classes D e E são meros 3% dos ouvintes.

O público também é mais jovem. A maior fatia dos ouvintes de rádio através da internet é a dos 30 aos 39 anos (31%), seguida pelos que estão entre 20 e 29 anos (26%). Os ouvintes acima dos 60 anos representam apenas 5% desse montante.

Publicidade

Com uma audiência pulverizada e em ascensão, somada às diversas plataformas e maneiras de se ouvir rádio atualmente, as possibilidades estão cada vez melhores para os anunciantes.

Isso também foi pesquisado pelo Kantar IBOPE Media, que chegou aos formatos preferidos dos ouvintes para consumo de propaganda durante o período que estão ouvindo rádio.

Comerciais entre os programas e as músicas são o formato favorito de 42% dos ouvintes. 27% preferem promoções durante a programação da emissora. Ações publicitárias feitas pelos locutores agradam a 22%. Outros 16% gostam de anúncios inseridos em playlists de aplicativos, enquanto 8% têm preferência por anúncios em podcasts.

Por tudo isso, não se pode negar que o rádio segue forte e relevante para a maior parte das pessoas no Brasil. E que ele é um meio excelente para alcançar pessoas das mais diversas classes sociais, idades e regiões.

Quer ver a sua empresa se destacando no marketing digital? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Nós temos o que a sua marca precisa para alcançar novos públicos e vender mais.

IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.