Pular para o conteúdo
Home » IMMakers Ads » O ano dos podcasts

O ano dos podcasts

Quem está na internet “desde que tudo isso era mato” já deve ter ouvido diversas vezes que o ano seguinte seria o tão sonhado ano dos podcasts.

Para quem sempre torceu para que isso acontecesse, a boa notícia é que isso está cada vez mais perto de se tornar realidade. Há quem diga, ainda, que essa era já se iniciou e está a todo vapor.

Fato é que se falava nisso quando os podcasts ainda beiravam a irrelevância e tinham uma audiência de alguns milhares de internautas no Brasil. Atualmente o cenário é bem diferente disso, já que os podcasts se tornaram populares e vêm atraindo investimentos na casa dos milhões.

Se você ainda não conhece podcasts e nunca chegou a ouvir um, pode ser a hora de repensar seus hábitos. Muita informação, cultura e entretenimento estão disponíveis nos programas. Sejam eles os amadores ou os profissionais.

O crescimento dos podcasts

Por serem relativamente fáceis de serem produzidos, já que não há a necessidade de grandes investimentos para começar, e por serem acessíveis até mesmo para as pessoas mais tímidas, que não se sentem confortáveis em aparecer em um vídeo, o número de podcasts vem crescendo consideravelmente.

E é justamente tal facilidade que faz com que praticamente qualquer assunto possa acabar ganhando um podcast exclusivamente dedicado a ele.

Cinema, quadrinhos, futebol, sexo, notícias, espiritualidade, infantis. Não importa o tema, pode ter certeza de que há um podcast a respeito.

De acordo com uma pesquisa do Ibope realizada em 2020, cerca de 50 milhões de brasileiros já ouviram algum podcast pelo menos uma vez. 19% desse público afirmou que consome esse tipo de conteúdo diariamente.

E não é só o número de ouvintes que está em franco crescimento. Uma pesquisa recente realizada pela Voxnet mostra que a produção de podcasts no Brasil também está em alta.

Segundo o relatório, o Brasil lidera a expansão mundial de podcasts. Entre janeiro e maio de 2020 o número de podcasts produzidos no país teve um salto de 103%. Ou seja: mais que dobramos a quantidade de podcasts no período.

Podcasts e o mercado

Um dos principais motivos para tamanho crescimento dos podcasts no Brasil foi a entrada de grandes players nesse mercado.

O que mais chama a atenção, obviamente, é a Rede Globo. Contando com uma plataforma própria e também presente nos principais agregadores, a maior empresa de comunicação do país entrou com força no mundo dos podcasts.

Do núcleo jornalístico ao entretenimento, a Globo escalou seus contratados e colocou todo seu aparato midiático para promover seus novos produtos. Inclusive com reportagens em seus telejornais ensinando o público o be-a-bá dos podcasts.

E o resultado veio: hoje os podcasts da Globo estão entre os mais ouvidos em diversas categorias. E não é só isso: com todo seu poder comercial, as marcas também embarcaram nas novas produções e passaram a veicular comerciais dentro desses podcasts.

Outra grande empresa a aproveitar a onda foi o Spotify. Com o consumo em alta, o serviço de streaming de músicas lançou uma espécie de radionovela (ou audiossérie) chamada Sofia, com um elenco recheado de grandes nomes como Cris Vianna, Monica Iozzi, Otaviano Costa e Hugo Bonemer. A mesma produção foi adaptada simultaneamente em diversos países e é uma das apostas para o futuro do streaming de áudio.

 

Quer ver a sua empresa se destacando também no marketing digital? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Nós temos o que a sua marca precisa para alcançar novos públicos e vender mais.

IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.