Pular para o conteúdo
Home » Conteúdo IMMakers 4DS » Marketing » Os desafios do e-commerce para as compras de final de ano

Os desafios do e-commerce para as compras de final de ano

Como todos sabem, logo após o término da Black Friday, os comerciantes já começam a trabalhar para as vendas de final de ano.

Afinal, Natal e Ano-Novo são datas consideradas muito queridas e importantes para os brasileiros, que vão às compras para garantir presentes para a família e os amigos, além das roupas novas para começar o novo ano com o pé direito.

E, diante da realidade que o mundo tem vivido nos últimos dois anos, a tendência é que as compras online para essa época tenham um crescimento animador para quem trabalha com comércio eletrônico.

De acordo com estudos recentes da Salesforce, que analisou mais de 1 bilhão de transações, nos mais de 40 países que utilizam sua plataforma, a tendência é que as vendas online batam um novo recorde, com um crescimento de cerca de 7% em relação ao ano passado.

Por isso, quem quiser se sair bem no comércio eletrônico nesse final de ano, precisa ficar atento a alguns desafios, listados pela própria Salesforce. Confira:

Preços lá em cima

Um dos maiores desafios é algo pouco animador para quem pretende ir às compras: os preços ao consumidor dificilmente ficarão mais baixos, já que há uma crescente escassez de matéria-prima e uma demanda em crescimento nos mais diversos setores.

Outros problemas que impactam nos preços finais são a redução no número de trabalhadores, a alta no valor dos contêineres e até mesmo as restrições impostas pela pandemia, que continuam a gerar contratempos na cadeia produtiva.

Inclusive, estima-se que isso deverá aumentar o número de vendas a prazo (essa modalidade é bem menos popular fora do Brasil).

Estoques baixos

Alguns dos transtornos já citados, como a falta de matéria-prima e aumento nos aluguéis de contêineres, poderão afetar o abastecimento de diversas lojas mundo afora.

Garantir os estoques será uma tarefa difícil para os operadores de e-commerce. Por isso, espera-se que muitos consumidores adiantem suas compras de final de ano, para não correr o risco de ficar sem opções ou receber com grande atraso.

Os atrasos, aliás, ficaram entre os maiores vilões das vendas do ano passado. Para esse ano, porém, estima-se que 40 milhões de entregas ocorrerão fora da data, diante de 700 milhões no ano anterior.

Convergência entre lojas físicas e digitais

Cresce a tendência de compras que passam tanto pelas lojas físicas quanto pelas digitais.

Uma das possibilidades é que vendedores indiquem para os clientes o site da loja para atender uma demanda específica de produto indisponível.

Há também os consumidores que optam pela modalidade de comprar online e retirar na loja.

Diversas possibilidades estão na mesa e a convergência é cada vez mais irreversível.

Uso de dados

Graças a instrumentos como a LGPD e outras leis do mesmo tipo mundo afora, torna-se um desafio utilizar corretamente os dados dos clientes. 

Seja para encaminhar promoções ou fazer anúncios direcionados em redes sociais, os dados deverão ser tratados de forma mais cuidadosa a partir de agora.

Quer ver a sua empresa se destacando no marketing digital? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Nós temos o que a sua marca precisa para alcançar novos públicos e vender mais.

IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!