Pular para o conteúdo
Home » IMMakers Ads » Whatsapp Pay promete revolucionar os pagamentos

Whatsapp Pay promete revolucionar os pagamentos

Após ter sua estreia frustrada no ano passado, parece que chegou a hora do Whatsapp Pay entrar na cada vez mais acirrada briga pelas intermediações de pagamentos.

Na última terça-feira, 30 de março, o Banco Central liberou o serviço de mensagens para iniciar sua operação de pagamentos dentro do aplicativo. Com isso, seus parceiros de operação, como Visa e Mastercard, também estão liberados para fazer parte da nova ferramenta.

Presente em mais de 99% dos smartphones brasileiros, o Whatsapp é o principal aplicativo social do Brasil. Isso certamente lhe renderá alguma vantagem em relação aos demais meios de pagamento existentes no mercado.

Proibição de funcionamento

No ano passado o Banco Central proibiu o funcionamento do Whatsapp Pay em território nacional, alegando que tal medida visava preservar um adequado ambiente competitivo, além de prevenir eventuais riscos para o funcionamento adequado do Sistema de Pagamentos Brasileiro.

Logo após a confirmação da liberação de funcionamento, o Whatsapp afirmou em nota que recebeu a notícia com muita satisfação e que todos já estão se preparando para disponibilizar o serviço no Brasil (leia a nota completa no final deste artigo).

Porém, é importante frisar que a liberação de funcionamento do Banco Central se refere apenas a transferência de dinheiro entre usuários. A recente decisão não permite ainda operações de compra e venda, que também poderão ser liberadas futuramente.

O que é o Whatsapp Pay

Em junho de 2020 o Facebook (controlador do Whatsapp) anunciou a nova funcionalidade do principal aplicativo de mensagens em operação no Brasil. A partir dali, pretendia a empresa, passaria a ser possível a transferência de valores entre usuários do aplicativo, através de cartões de crédito e débito.

Com a recente liberação do serviço pelo Banco Central, a tendência é que em breve tenhamos um grande volume de pagamentos sendo realizados diretamente dentro do aplicativo.

Talvez ainda seja cedo para afirmar, mas isso pode ser uma baita dor de cabeça para outros apps de pagamentos que já estão consolidados no mercado, como PicPay, Iti e PagSeguro. Até o próprio Pix pode sofrer com essa concorrência.

Confira a nota divulgada pelo Whatsapp após a decisão do Banco Central:

Recebemos com muita satisfação a decisão de hoje do Banco Central sobre a aprovação do nosso pedido de licença como iniciador de pagamentos, e estamos empenhados nos preparativos finais para disponibilizar esta funcionalidade do WhatsApp no Brasil assim que possível. Agora, mais do que nunca, pagamentos digitais seguros e convenientes oferecem uma solução vital para transferir dinheiro rapidamente para pessoas que necessitam e auxiliar empresas em sua recuperação econômica. Compartilharemos mais informações assim que a função de pagamentos estiver disponível no WhatsApp.

Em funcionamento na Índia desde 2019, ainda não há um prazo estipulado para que o Whatsapp Pay inicie suas operações no Brasil.

 

Quer ver a sua empresa se destacando no marketing digital? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Nós temos o que a sua marca precisa para alcançar novos públicos e vender mais.

IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.