O que será tendência nos mercados latino-americanos em 2022?
Para tentar responder a essa pergunta, a Box 1824, agência brasileira de pesquisa de tendências em consumo, comportamento e inovação, juntamente com a consultoria britânica The Future Laboratory, mapearam algumas das possíveis tendências para os mercados da América do Sul a partir do próximo ano.
Então, separamos aqui algumas das ações que provavelmente estarão em alta. Confira:
Live Streaming
O termo Live streaming refere-se a vídeos que são simultaneamente gravados e transmitidos em tempo real. É bastante comum referir-se a essa atividade apenas como live ou streaming.
Durante a pandemia, o formato se popularizou bastante, com artistas utilizando o live streaming para fazer shows e outras ações.
A tendência é que cada vez mais empresas apostem nesse recurso para criar comunidades e envolver o seu público consumidor.
Memes
Há muito tempo os memes ganharam a internet e se tornaram parte do linguajar dos usuários das redes sociais.
Por isso, qualquer marca que queira se aproximar desse público precisa deixar a formalidade de lado e aprender a se comunicar com imagens engraçadas e os bordões do momento.
A leveza na comunicação através de memes gera maior empatia por parte dos consumidores, contrapondo a frieza característica das empresas até então.
Automação do varejo
Os latinoamericanos sentirão cada vez mais a presença da tecnologia em suas relações com o varejo.
A tendência para os próximos anos é que haja cada vez mais atendimentos automatizados, novas formas de delivery, aumento no número de vending machines e até lojas físicas sem funcionários.
Além disso, espera-se um crescimento nos pagamentos realizados através de QR code, código de barras ou biometria.
Foco na juventude afrolatam
Com uma grande parcela da sua população descendente de africanos, a América Latina tende a ver uma participação cada vez maior dos jovens afrolatinos nas mais diversas áreas.
Devido à forte influência que o continente africano possui sobre a cultura de diversos povos latinos, existe hoje a consciência de que houve uma negligência muito grande em relação a esses descendentes e há cada vez mais movimentos para reparações nesse sentido.
Por isso, a juventude afrolatina deve ganhar cada vez mais espaço na publicidade, nas tomadas de decisão e em muitas outras situações.
Criptoativos
As criptomoedas, como o Bitcoin, e outros tipos de ativos digitais, como os NFTs e Fan Tokens, devem cair cada vez mais no gosto do público latino-americano.
A tendência é que, cada vez mais, os ativos de cripto deixem de ser algo focado apenas em nichos e acabem se tornando extremamente populares fora das bolhas onde eles se encontram atualmente.
Criptomoedas deverão se tornar formas de remuneração amplamente aceitas muito em breve, o que levará a mudanças tecnológicas e econômicas.
Quer ver a sua empresa se destacando no marketing digital? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Nós temos o que a sua marca precisa para alcançar novos públicos e vender mais.
IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!