O mercado de influenciadores é extremamente vasto. Indo desde os gigantes, que são seguidos por milhões de pessoas, até os micro, que falam para poucos, mas dentro de nichos bem específicos. Esses influenciadores estão espalhados pelas mais diversas plataformas: Instagram, Facebook, YouTube, TikTok. Certamente seus influencers favoritos estão em alguma (ou algumas) delas. Porém, há uma em que é muito difícil não encontrá-los hoje em dia. Essa rede é o Twitter.
Criado em 2006, o Twitter é a principal plataforma de microblog da internet. Antes limitados a 140 caracteres, atualmente os posts podem ter o dobro do tamanho.
A maioria dos influenciadores relevantes está no Twitter, já que lá é fácil manter contato com o público e também falar sobre todo tipo de assunto, afinal, a vida útil de um post no Twitter é bem curta. Com isso os assuntos fluem com rapidez e mais conversas acontecem.
Influência através do Twitter
Vale ressaltar que os influenciadores não apenas fazem parte do Twitter, mas que o próprio Twitter também é um dos maiores criadores de influencers.
Afinal, como se trata de uma rede onde é relativamente fácil “hitar” (que é como os próprios usuários dizem quando uma postagem obtém grande repercussão), acabamos vendo pessoas ganhando milhares de seguidores de uma hora para outra, graças a um post que foi muito curtido e compartilhado, fazendo com que muita gente o visse.
Um dos motivos que fazem com que qualquer pessoa tenha voz em um assunto no Twitter é a existência das hashtags. Como qualquer pessoa pode usá-las para dar sua opinião dentro de um assunto, não são apenas os gigantes que têm a opinião levada em conta. Com isso, muitas pessoas saíram do completo anonimato para se tornar, no mínimo, microinfluenciadores.
O uso pelas marcas
Depois de algum tempo as marcas aprenderam que as redes sociais não seguem a mesma lógica de outros meios de comunicação, como a TV. Por isso, não adianta apenas colocar seu conteúdo e esperar que os seguidores só o vejam passivamente.
O Ponto Frio foi uma das primeiras empresas a entender a lógica das redes sociais e a necessidade de se relacionar com os consumidores que ali estão. Justamente por isso seu mascote se tornou relevante em uma época em que as marcas agiam de maneira fria na internet, há alguns anos.
Hoje em dia, a maioria das grandes marcas já aprendeu a jogar o jogo. Por isso, não é raro que você marque a @ daquela loja, banco, restaurante ou qualquer outra empresa e obtenha uma resposta. Aliás, uma resposta que não é robotizada, pois isso também não funciona no Twitter. Ou fala-se com cada consumidor de acordo com suas necessidades, ou nem adianta tentar se misturar.
E você, gostaria de utilizar o Twitter como parte da estratégia de comunicação da sua empresa? Caso queira começar a explorar esse universo com cerca de 200 milhões de usuários, clique aqui e fale com um dos nossos especialistas. Teremos um enorme prazer em ajudar a melhorar a comunicação do seu negócio.
IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!