Com 1,3 bilhão de usuários ativos, o Instagram é uma das redes sociais mais populares do mundo atualmente.
O que começou como um aplicativo no qual era possível aplicar efeitos de envelhecimento em suas fotos, cresceu assustadoramente e se tornou muito mais do que apenas um local onde vamos para ver as fotos dos nossos amigos.
Porém, apesar dos números cada vez maiores de usuários, o engajamento é algo que não pode passar despercebido pelos profissionais de marketing.
Justamente por isso, a Hubspot lançou recentemente o relatório Instagram Engagement Report 2022, com informações de extrema relevância a respeito do engajamento dentro da plataforma e outros dados bastante valiosos para quem está inserido no mundo digital.
Os maiores
Apenas 34 contas possuem mais de 100 milhões de seguidores no Instagram. 15 delas ultrapassam os 200 milhões e somente 5 romperam a barreira dos 300 milhões.
Acima dos 400 milhões de seguidores, só as contas do jogador Cristiano Ronaldo e o próprio perfil do Instagram.
Das 50 contas com maior número de seguidores no Instagram, apenas 8 são pertencentes a marcas.
São elas: Instagram, National Geographic, Nike, Real Madrid, FC Barcelona, UEFA Champions League, NASA e Victoria’s Secret.
Influência além da quantidade
Um aspecto bastante importante levantado pelo estudo da Hubspot é sobre os nano e microinfluenciadores.
Afinal, não é necessariamente o tamanho de uma comunidade de influenciadores que importa, mas quão fortemente eles conseguem se conectar com os seus seguidores.
É por isso que microinfluenciadores (10 mil a 50 mil seguidores) e os nanoinfluenciadores (menos de 10 mil seguidores), são considerados por muitos especialistas como a próxima onda de marketing de influência.
Esses influenciadores são capazes de gerar maior autenticidade para suas pequenas – mas dedicadas – comunidades. E eles têm o engajamento para mostrar isso.
Um estudo recente até demonstrou que quanto menos seguidores um influenciador tem, melhores as suas taxas de engajamento tendem a ser.
Ou seja: não se trata apenas de transmitir sua mensagem para um público grande e abrangente. Em vez disso, as marcas estão cada vez mais atrás de um público engajado o suficiente para traduzir sua atenção em conversões, KPIs e outros resultados mensuráveis.
Portanto, não se deixe intimidar por esses perfis gigantes com mais de 100 milhões de seguidores.
Os números mostram que você pode obter ótimos resultados com bem menos de 100 mil seguidores. O engajamento e a atenção dispensada à comunidade são a chave aqui.
Diversas marcas já estão preferindo trabalhar com influenciadores menores, mas que atingem nichos específicos, do que com perfis grandes e heterogêneos. Isso prova que a influência digital não é só para os perfis gigantescos.
Quer ver a sua empresa se destacando no marketing digital? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Nós temos o que a sua marca precisa para alcançar novos públicos e vender mais.
IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!