Originalmente criada nos Estados Unidos, a Black Friday aparece como alternativa de alavanca comercial aos lojistas entre as décadas de 1980 a 1990. A data comercial surge a partir da ideia e o desejo de movimentar as vendas entre o feriado do Thanksgiving Day (Dia de Ação de Graças) e as datas comemorativas de final de ano.
No Brasil, a Black Friday chegou tardiamente, em meados de 2010, e o seu campo de ação inicialmente foram os varejos online. Todavia, o aumento de importância da data foi progressivo com o passar dos anos levando a Black Friday ser uma das datas mais importantes do ano aos lojistas atualmente.
O brasileiro está se preparando para este momento, sim!
Em uma pesquisa realizada pelo instituto Ipsos, encomendada pelo Google, podemos destacar que os brasileiros entrevistados têm a pretensão de fazer compras na Black Friday de 2022. Contudo, essas pessoas estão divididas em dois grupos: os cautelosos e os mais abertos.
Em suma: o brasileiro pretende consumir mesmo diante de um cenário econômico instável, mas, alguns farão compras do que julgarem necessários e essenciais e das ofertas, ao passo que outros poderão fazer as compras mais receptivos ao gasto.
Dado este cenário, o seu negócio – seja ele online ou físico – está preparado para converter os dois perfis de consumidores em clientes? A certeza da Black Friday é que as pessoas irão comprar, mas o desafio está em convencer o consumidor a comprar em determinada loja.
Pensando nisso, o que você pode fazer para abraçar os consumidores?
Parcelamento: Uma boa maneira de agregar consumidores de diferentes perfis para seu comércio, é trazer diferentes formas de pagamento. Clientes que se sentem confortáveis em parcelar se sentem ouvidos na era do pagamento via PIX.
Desconto: progressivo ou desconto nos pagamentos à vista: Outra alternativa para converter consumidores em vendas fechadas são os descontos progressivos. Se o objetivo é vender mais, talvez essa seja uma ótima alternativa para aqueles clientes que pretendem fazer suas compras neste final de ano.
Cashback: Porque não dar ao seu cliente a possibilidade de recuperar aquilo que foi gasto? Além de ser uma maneira mais concreta de viabilizar as recompensas de seu cliente, o cliente pode ser fidelizado e a sua marca tende a ter um aumento de visibilidade.
Frete grátis ou acima de determinado valor o frete é gratuito: Esperado por muitos, recebido por tão poucos, o frete pode ser decisivo para alguns perfis de consumidores na hora de encerrar a compra.
Apesar destes pontos apresentados, é importante conhecer o seu público de consumidores e estar muito bem alinhado às suas expectativas e os seus objetivos a serem alcançados.
A Black Friday é uma data que gera ansiedade aos consumidores e aos lojistas, porque não estabelecer uma campanha para alcançar os objetivos, né?
Quer ver a sua empresa se destacando no marketing digital? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Nós temos o que a sua marca precisa para alcançar novos públicos e vender mais
IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!
Não é possível comentar.