Pular para o conteúdo
Home » IMMakers Ads » Brasil lidera ranking de influência digital

Brasil lidera ranking de influência digital

Já não é mais novidade que os influenciadores se tornaram extremamente relevantes no processo de decisão de compra para muitos consumidores. Além disso, cabe ressaltar que a relevância da influência digital ainda segue em franco crescimento, com seu pico ainda longe de ser atingido, segundo especialistas no assunto.

Justamente por isso, cada vez mais marcas se valem da facilidade com que os grandes e até os micro influenciadores têm para falar com seu público e investem cada vez mais nesse tipo de relacionamento.

E esse investimento tem trazido retornos expressivos. De acordo com dados da pesquisa realizada pela Opinion Box, os brasileiros são altamente influenciados por celebridades em meios digitais em suas decisões de compra.

  • 67% dos usuários do Instagram no Brasil seguem algum influenciador digital.
  • 55% dos entrevistados disseram já ter comprado algo indicado ou utilizado por um influenciador digital.
  • 18,5% afirmam que já foram influenciados por celebridades durante seu processo de decisão de compra.
  • 82% dos brasileiros seguem marcas no Instagram.
  • 47% interagem com posts de empresas e marcas.

Brasil se tornou país mais impactado por influenciadores digitais

Os números da pesquisa Opinion Box corroboram o estudo da Statista, principal referência no planeta a respeito de dados relacionados ao mundo digital.

De acordo com o Statista Global Consumer Survey, o Brasil ultrapassou a China e se tornou o país onde a influência digital exerce maior impacto sobre o público consumidor.

Até 2019, A influência digital cerca de 40% dos chineses afirmavam ter sido influenciados em suas decisões de compra por influenciadores digitais, contra 36% dos brasileiros.

Já em 2021, houve uma inversão no ranking. Durante o período da pandemia, a ação dos influenciadores retrocedeu entre os chineses, chegando aos 35%.

Enquanto isso, no Brasil, o número de pessoas que compraram algo por causa do trabalho de influenciadores superou os 40%, fazendo com que os consumidores brasileiros se tornassem os mais impactados por influência digital no planeta.

Esses números demonstram o tamanho do potencial do mercado de influência digital no Brasil. E é por isso que esse ramo está cada vez mais profissional e atraindo investimentos.

Grandes empresas já perceberam o poder dos influenciadores em suas estratégias de marketing, oferecendo excelentes contratos para muitos deles.

Mas, não se engane, essa área não é restrita apenas às grandes marcas com orçamentos gigantescos. Existem influenciadores de todos os portes e até os que podem falar com nichos específicos.

Ou seja: todo tipo de negócio pode se beneficiar com influenciadores digitais em sua comunicação.

A influência digital em outros países

Dentre os países estudados pela pesquisa da Statista, também tiveram um aumento na influência digital durante o período da pandemia: Índia, Itália, Coréia do Sul, Rússia, Alemanha e França.

Além da própria China, o México também registrou queda no número de pessoas influenciadas digitalmente de 2019 para cá.

Estados Unidos, Japão e Reino Unido mantiveram o mesmo patamar da pesquisa anterior.

A pesquisa Statista Global Consumer Survey foi realizada entre fevereiro de 2020 e março de 2021, tendo entre 1000 e 5000 entrevistados de 18 a 64 anos em cada país.

 

Quer ver a sua empresa se destacando no marketing digital? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Nós temos o que a sua marca precisa para alcançar novos públicos e vender mais.

IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.