Pular para o conteúdo
Home » IMMakers Ads » Call-to-action: clique aqui e saiba mais

Call-to-action: clique aqui e saiba mais

O Call-to-action, também conhecido como chamada para ação ou pela sigla CTA, é uma forma de conduzir alguém a uma ação que você espera que ela realize.

Você pode até não perceber, mas todos os dias você é impactado por várias dessas chamadas.

No seu dia a dia você poderá encontrar um call-to-action em absolutamente qualquer lugar. Como, por exemplo, em uma porta.

Ao parar diante da porta, é provável que você veja uma mensagem que diz “puxe” ou “empurre”. O call-to-action está ali para dizer exatamente o que você deve fazer naquela situação.

No ambiente online não é diferente.

Basta olhar para o título deste artigo, onde colocamos um call-to-action para demonstrar sua função.

Agora, entenda melhor como utilizá-los e veja alguns exemplos de call-to-actions que geram boas conversões.

Como utilizar bem o call-to-action

A regra é bem simples: se você quer que seu usuário faça algo, diga exatamente o que você quer que ele faça.

Quando bem utilizado, o call-to-action consegue aumentar conversões, gerar leads, fechar vendas e muito mais.

Nós já falamos sobre a importância de uma landing page para sua estratégia de marketing digital. Pois bem, um dos segredos de uma landing page que gera altas conversões é um call-to-action certeiro.

Porém, não adianta simplesmente sair colocando chamadas para ações em todos os lugares do seu site ou dos textos do seu blog.

Antes de falar para o visitante do seu site “clique aqui e compre”, é preciso despertar nele um desejo pelo seu produto ou serviço.

Depois de mostrar para o seu cliente que ele realmente precisa daquilo que você tem a oferecer, aí sim, é hora de persuadi-lo a dar o passo seguinte e fechar a compra, realizar o cadastro ou seja lá o que for do seu interesse.

Quando combinado com um fator de escassez, o call-to-action pode gerar resultados ainda melhores.

Afinal, imagine: você convenceu o seu usuário de que ele precisa do seu produto, mas também está avisando que aquilo só estará disponível até amanhã ou por mais uma hora apenas.

O usuário está sendo bombardeado por mensagens dizendo “clique aqui”, “compre agora”, “últimas unidades” e, movido pela sensação de não querer perder algo que tem valor e é escasso, acaba fechando a compra.

Afinal, isso faz parte do nosso instinto humano. Ninguém quer perder um ótimo negócio.

Três exemplos de call-to-action

Além do bastante tradicional “clique aqui”, há outras formas de fazer um bom call-to-action voltado para conversões. Veja três bons exemplos:

“Teste grátis por 7 dias”

É atrativo porque todo mundo adora coisas grátis e porque gera uma segurança. Afinal, se no período determinado o cliente não gostar, ele não terá prejuízo.

“Desconto só hoje”

Muitas lojas enviam cupons com generosos descontos para seus clientes que valem só por um dia. Muitas pessoas acabam comprando por impulso, só para não perder o ótimo desconto.

“Eu quero…”

A forma de escrever pode induzir o pensamento do usuário. Ao invés de colocar um botão escrito “aceito”, tente usar um escrito “sim, eu quero receber um super desconto”.

Enfim, um bom call-to-action pode fazer uma grande diferença nas suas conversões. Conduzir o usuário é sempre a forma mais segura de fazer com que ele tome as decisões de acordo com o que você espera que ele faça.

 

Quer ver a sua empresa se destacando no marketing digital? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Nós temos o que a sua marca precisa para alcançar novos públicos e vender mais.

IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.