Se você ainda não ouviu falar de webinar (também chamado de webinário), pode ser que você esteja perdendo uma ótima oportunidade para alavancar suas vendas.
Os webinars são poderosas ferramentas para capturar a atenção de potenciais novos clientes e, principalmente, seus leads. E é justamente por isso que eles vêm sendo cada vez mais utilizados por profissionais dos mais diversos segmentos.
Se você se interessou e quer saber mais a respeito do funcionamento deles, continue lendo este artigo e prepare-se para colocar a mão na massa muito em breve.
O que é um webinar?
Webinars são uma espécie de seminário online. Até por isso o nome, que é uma junção de web e seminário (web + seminar, em inglês).
Eles podem ser tanto apresentados ao vivo quanto gravados. Outra característica relevante é que também podem permitir ou não a interação do público através de um sistema de chat.
Em resumo, são aulas em vídeo a respeito de um determinado tema. Um webinar pode ter apenas uma aula ou várias, sendo bastante comum que tenham até 4 aulas.
Esse formato tem feito bastante sucesso atualmente, já que costuma-se pedir que os interessados preencham um cadastro para se inscrever no webinar.
Ou seja: antes mesmo de ir ao ar você já terá em mãos uma boa quantidade de leads de pessoas que se interessam por aquilo que você tem a oferecer.
Você pode fazer um webinar com a finalidade de vender um curso, um e-book, um software, inscrições em um evento ou qualquer outra coisa.
Como fazer um webinar
O primeiro passo para a realização de um webinar é a definição do tema. Para isso, você precisará falar sobre algo que desperte o interesse do público e, obviamente, esteja relacionado ao que você pretende vender a eles.
A etapa seguinte é relativamente simples: defina a data e o horário do seu webinar. Para isso, se pergunte se o seu público-alvo teria mais facilidade em consumir esse conteúdo durante à noite ou aos finais de semana. Afinal, não adianta fazer um evento que seja inacessível para o seu público.
Após a definição do tema e da data, você precisa divulgá-lo. Use as redes sociais para isso. Se possível, utilize anúncios pagos, pois assim você atingirá um público maior do que aquele sobre o qual você já possui alguma influência.
Depois disso, basta utilizar alguma solução como o WebinarJam ou o GoToWebinar para fazer sua apresentação e falar com sua audiência.
Pós-evento
Terminado seu webinar, é hora de enviar aos participantes um e-mail de agradecimento. Isso servirá para demarcar o início de relacionamento entre vocês.
Nesse e-mail você poderá ainda enviar algum material de apoio ou até mesmo uma oferta especial para quem participou do webinar. O importante é utilizar bem os leads que você conseguiu através do seu evento.
Além disso, você ainda poderá utilizar partes do seu webinar para criar postagens para as redes sociais da sua marca. Dessa forma você ainda conseguirá gerar engajamento utilizando o conteúdo produzido no webinar.
Vale ressaltar que o formato webinar costuma gerar uma excelente conversão além dos leads. E é por isso que vem sendo cada vez mais utilizado.
Enfim, se interessou em produzir seu próprio webinar? Então, clique aqui e converse com um dos nossos especialistas. Nós temos o que você precisa para fazer sua marca vender mais.
IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!