Pular para o conteúdo
Home » IMMakers Ads » Como as métricas podem ajudar o seu negócio

Como as métricas podem ajudar o seu negócio

Para quem vende online, é fundamental ficar de olho nas métricas. Se você ainda não sabe do que se trata ou até sabe, mas nunca ligou muito para os números, este artigo foi feito para você.

Afinal, muita gente pode achar um pouco chato se debruçar sobre uma porção de estatísticas, nós entendemos. Porém, as melhorias que podem ser implementadas no seu site ou no processo de vendas como um todo, compensam todo o trabalho.

O que são métricas?

Basicamente, as métricas são formas de se mensurar os dados provenientes do comportamento dos visitantes do seu site.

A partir delas você poderá verificar tendências e até se antecipar aos movimentos dos seus clientes, otimizando as vendas.

Alguns programas, como o Google Analytics, são capazes de lhe fornecer uma grande quantidade de dados referentes ao seu site, tais como número de visitantes, tempo de permanência, páginas mais acessadas, entre vários outros.

É importante ressaltar, porém, que algumas métricas só são obtidas através do cruzamento de dados.

Ou seja, você pode ter que analisar dados vindos de diferentes fontes, tais como os balancetes de verificação ou outros documentos internos para chegar a determinadas métricas.

Algumas das métricas mais comuns

Cada negócio possui necessidades diferentes, portanto, as métricas desejadas podem não ser as mesmas de uma empresa para outra.

Porém, não se pode negar que há métricas que servem para todas as empresas. A seguir, conheça algumas das mais comuns:

ROI

Esta é uma sigla em inglês que quer dizer Retorno Sobre Investimento. Saber isso é muito importante para definir suas estratégias de marketing de maneira mais eficiente.

O cálculo do ROI é bastante simples:

ROI = retorno – custo do investimento / custo do investimento.

Com essa métrica é possível saber se seus investimentos em marketing estão valendo a pena ou não.

Taxa de conversão

Indica a porcentagem de pessoas que efetivamente realizam uma determinada ação após entrar no seu site.

Por exemplo: se o seu site tem 1 milhão de visitantes em um determinado período, mas só realizou 50 mil vendas, isso quer dizer que sua taxa de conversão é de 0,05.

Uma conversão não precisa, necessariamente, ser uma venda. A ação do usuário pode ser a realização de um cadastro, acessar uma determinada página, solicitar um cupom de desconto ou qualquer coisa que a empresa queira que os visitantes façam.

Taxa de rejeição

Também chamada de Bounce Rate, essa é uma métrica que avalia quantos usuários acessaram um determinado site e o abandonaram logo em seguida, sem interagir em outras páginas.

O seu site pode ser considerado “rejeitado” quando o visitante clica no botão ‘voltar’ do navegador, fecha a página ou a aba, clicam em um link para outro site, digitam um novo endereço na barra ou ficam inativos por 30 minutos.

Essas são apenas algumas das métricas mais comuns utilizadas atualmente. Há ainda diversas outras como o custo de aquisição por cliente, duração de sessão, taxa de saída, ticket médio, dados geográficos e muito mais.

Por isso é muito importante dar atenção às métricas, já que elas podem fornecer excelentes insights para o seu negócio.

 

Quer ver a sua empresa se destacando no marketing digital? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Nós temos o que a sua marca precisa para alcançar novos públicos e vender mais.

IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.