Pular para o conteúdo
Home » IMMakers Ads » E-mail Marketing ainda funciona?

E-mail Marketing ainda funciona?

Hoje, ao abrir sua caixa de e-mails, além de ver o que foi enviado por seus contatos, você certamente se deparou com diversas mensagens de propagandas, newsletters ou promoções, certo? Isso é o E-mail Marketing. Ou uma parte dele, pelo menos.

Nós sabemos que algumas dessas mensagens acabam não sendo agradáveis. Provavelmente porque elas foram enviadas sem considerar a relevância para quem as recebe. Essa é uma das formas erradas de fazer E-mail Marketing.

Disparar e-mails para uma base enorme, sem saber se aquele público é adequado para a mensagem direcionada, é um grande desperdício de dinheiro. Além de, eventualmente, irritar alguns dos destinatários com comunicações que não são do seu interesse.

Mas, não se preocupe. O E-mail Marketing é uma ferramenta poderosa de vendas quando bem utilizada. O uso de e-mail ainda é extremamente relevante na internet, ao ponto de 72% das empresas utilizarem o E-mail Marketing. E, caso você queira saber como fazer bom uso dele para o seu negócio, leia este artigo até o final.

E-mail Marketing não é SPAM

Como já dissemos, disparar um monte de e-mails para pessoas que não estão interessadas naquilo que você pretende comunicar é um baita desperdício de dinheiro. Afinal, as chances dessas pessoas abrirem seu e-mail e, mais do que isso, gerarem conversões, é muito baixa.

Por isso, nunca compre listas de e-mails que são vendidas pela internet. Há diversas empresas que compilam endereços eletrônicos, mas dificilmente elas garantirão a relevância deles e sua comunicação com este público tende a ser vista como uma chateação. Em outras palavras: o detestado SPAM.

Double Opt-in: a melhor maneira de se trabalhar

Uma boa campanha de E-mail Marketing costuma captar leads qualificados. Ou seja: criar uma lista de e-mails que faça sentido para sua estratégia de comunicação. Gerando leads por meio de páginas de captura ou outros métodos que não envolvam comprar listas aleatórias, você poderá enviar sua mensagem para um público-alvo bem definido e com grandes chances de conversão.

Por isso, um dos principais métodos para se gerar leads realmente qualificados é o Double Opt-in. Isso significa que, quando um usuário cede seu endereço de e-mail – possivelmente através de uma página de captura – ele ainda não fará parte do banco de dados qualificado. Isso só ocorrerá quando esse mesmo usuário confirmar a intenção de pertencer a esta lista, respondendo a um e-mail posterior.

Desta forma, você certamente terá uma lista de leads menor, mas com uma qualidade muito maior. Afinal, o usuário que cedeu voluntariamente seu e-mail e ainda confirmou posteriormente a intenção de fazer parte da lista, tem uma tendência extremamente grande de realizar conversões futuramente.

Tipos de E-mail Marketing

Existem diversas maneiras de se utilizar bem o E-mail Marketing para se relacionar com seus clientes (ou potenciais clientes).

Uma das maneiras mais conhecidas é a Newsletter. Geralmente elas são utilizadas para manter informados, de maneira periódica, os clientes que se cadastraram em seu site. Empresas que mantêm blogs de conteúdo costumam usar as newsletters para enviar para esta base suas postagens mais recentes.

Os E-mails Promocionais também são muito utilizados. Focados totalmente em conversão, eles levam aos usuários ofertas (às vezes exclusivas) de produtos físicos, produtos digitais ou serviços. São feitos para levar o cliente para o funil de vendas e dão muito resultado quando bem segmentados e direcionados ao público certo.

Também há os E-mails Sazonais, que são enviados em épocas do ano que são boas para o comércio, como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia da Crianças ou Natal. Também pode-se enviar e-mails sazonais no aniversário do cliente, como forma de demonstrar que ele é importante para a empresa.

Há ainda várias outras formas de se trabalhar com o E-mail Marketing, como o envio de e-mails para clientes inativos, e-mails de boas-vindas, e-mails para e-commerce e até e-mails automatizados.

O importante é saber que existe um grande número de ações possíveis nessa área e que seu negócio pode se beneficiar muito ao empregar a mais correta para o perfil de sua empresa.

Por isso, se você quer levar para sua organização as melhores soluções em E-mail Marketing, clique aqui e entre em contato com os nossos especialistas.

E não esqueça: Fazemos mais, quando fazemos juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.