Um dos pedidos mais antigos e frequentes dos influenciadores digitais pode, enfim, estar dando as caras no Instagram: a possibilidade de monetização de seu conteúdo.
Nada ainda é oficial, mas fala-se a respeito disso há bastante tempo e os rumores aumentaram recentemente graças a uma ação de engenharia reversa de um desenvolvedor Android, o italiano Alessandro Paluzzi.
Investigando com atenção o código-fonte do Instagram, Paluzzi descobriu diversas novas funcionalidades que muito em breve deverão entrar em fase de testes no aplicativo.
Earn money from your Posts and Stories!#Instagram continues to work on the Affiliate option 👀
Here's some information regarding this feature they are developing 👇🏻 pic.twitter.com/PYxQeg03Th— Alessandro Paluzzi (@alex193a) February 17, 2021
Como funcionará a monetização de conteúdo no Instagram
Uma das funções encontradas pelo desenvolvedor dentro do código diz respeito a monetização de conteúdo através de um programa de afiliações.
Atualmente os criadores de conteúdo precisam firmar parcerias com marcas e gerar renda através da exposição de produtos em suas fotos ou stories. Com a nova função do Instagram, os influenciadores poderão ter uma outra forma de monetizar suas páginas.
Porém, a tendência é que esse programa seja fechado apenas para um determinado número de perfis. Ou seja: pelo menos por enquanto, não estaria liberado para qualquer pessoa fazer parte livremente do programa de monetização.
Mais do que isso: ao que parece haverá uma política rígida para a adesão ao programa. De acordo com o que foi visto no código, os usuários que quebrarem as regras poderão ficar com suas contas bloqueadas por 24 horas.
O Instagram ainda não se pronunciou oficialmente a respeito. Portanto, isso é tudo que dá para saber até então, a partir das pistas deixadas no código-fonte do aplicativo.
Novas funcionalidades
Além da grande descoberta do programa de monetização, Alessandro Peluzzi ainda conseguiu encontrar no código mais algumas funcionalidades que devem chegar ao Instagram muito em breve.
Uma delas é o filtro de palavras para as mensagens diretas. Esse tipo de controle de privacidade é especialmente importante para influenciadores digitais, que recebem uma quantidade muito grande de mensagens diretas. Infelizmente, muitas delas em um tom extremamente desrespeitoso.
Com esse filtro, será possível bloquear palavras indesejadas em sua caixa de mensagens. Assim, deverá evitar a ação de haters e não será mais necessário ler aquele monte de bobagens, que serão filtradas automaticamente.
Outro recurso que deverá estar disponível em breve é o Brightness AI, uma ferramenta que usará inteligência artificial para ajustar de forma automática o brilho nas fotos que você postar no Instagram.
Essa ferramenta deverá ser muito bem-vinda para os criadores de conteúdo, que poderão postar suas fotos sem se preocupar com edições para ajustes mais simples. O Brightness AI estará disponível dentro das ferramentas de edição.
Além de tudo isso, recentemente foi implementado o recurso de live com quatro participantes. Até então, as lives só podiam ser realizadas com duas pessoas. A nova funcionalidade já está disponível tanto para o sistema Android quanto para iOS.
Quer ver a sua empresa se destacando também no marketing digital? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Nós temos o que a sua marca precisa para alcançar novos públicos e vender mais.
IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!