A pandemia da covid-19 causou estragos gigantescos em diversos setores. Comércios fecharam suas portas, ligas esportivas paralisaram seus campeonatos e muitos profissionais liberais viram suas fontes de renda secarem nesse ínterim. No entanto, há uma indústria que não tem muitos motivos para reclamar do período de isolamento. Aliás, muito pelo contrário, na indústria dos games os sorrisos só não são mais largos e as comemorações mais efusivas devido ao contexto.
Mas é fato que as produtoras de vídeo-games têm motivos de sobra para comemorar. Graças ao isolamento social imposto pela pandemia, o consumo de jogos eletrônicos aumentou de maneira significativa.
Isso fez as vendas de games durante o período de quarentena atingirem o expressivo valor de 197,7 bilhões de dólares até o fechamento de 2020, de acordo com as estimativas da International Data Corporation. Com a cotação atual do dólar, isso equivale a mais de 1 trilhão de reais.
Para se ter ideia do quão incrível é essa marca, basta comparar com os valores arrecadados por outros grandes setores do entretenimento. A indústria cinematográfica e a dos esportes, por exemplo, embolsaram em 2019 cerca de 175 bilhões de dólares juntas. O que equivale a cerca de 880 bilhões de reais na atual cotação.
Obviamente, a comparação foi feita com os dados do ano passado, já que em 2020 foi necessário o fechamento de salas de cinema e arenas esportivas para conter a transmissão do novo coronavírus, o que acabou prejudicando de maneira bastante acentuada os lucros desses setores.
Ainda assim, é de se impressionar que o setor de games tenha superado duas das maiores indústrias do entretenimento juntas.
Além da crise provocada pelo coronavírus, outros fatores contribuíram para o ótimo desempenho da indústria de games em 2020. Um deles foi o lançamento de novos consoles como os aguardados PlayStation 5 e Xbox Series X|S, além do Nintendo Switch manter seu bom nível de vendas entrando em novos mercados, como o Brasil.
Os jogos também foram destaque nas vendas. Animal Crossing: New Horizons, do Switch, liderou as vendas nos Estados Unidos e no Reino Unido. Outros destaques foram Super Mario 3D All-Stars, Fall Guys, FIFA 21, Among Us, Cyberpunk 2077 e The Last of Us Part II.