Para muitos, o metaverso ainda é motivo de questionamentos. Outros, nem mesmo ouviram falar a respeito disso.
No entanto, o metaverso já está caminhando muito bem e, a cada dia, novos e vultosos investimentos são realizados no mundo virtual.
Há quem diga que o metaverso será a nova galinha dos ovos de ouro da internet. E, mais ainda: que esses ovos já estão à disposição de quem quiser pegá-los.
Justamente por isso, cada vez mais empresas e pessoas físicas investem pesadamente no metaverso. E talvez este seja apenas o começo de algo muito, muito grande.
Facebook investe 10 bilhões
No ano passado, Mark Zuckerberg afirmou que sua companhia estava apostando todas as suas fichas no metaverso.
E, pelo que estamos vendo, parece que o dono do Facebook não estava simplesmente blefando.
A Meta, empresa criada para agrupar Facebook, Instagram, Whatsapp e outras marcas, anunciou recentemente que já investiu mais de 10 bilhões de dólares através da Reality Labs – que fabrica óculos de realidade virtual, óculos inteligentes e outros produtos ainda não lançados – para dar início ao negócio.
Esses produtos que ainda serão lançados pela Reality Labs são fundamentais para a visão do metaverso de Zuckerberg: uma próxima geração da internet onde as pessoas compartilharão mundos virtuais e experiências em diferentes plataformas de software e hardware.
Os gastos derrubaram os lucros trimestrais da Meta, que caíram 8% para US$ 10,3 bilhões no trimestre encerrado em dezembro em relação ao ano anterior, mesmo com a receita subindo 20%, para US$ 33,7 bilhões no mesmo período.
Investimentos da Arábia Saudita
Em fevereiro, o reino da Arábia Saudita anunciou que investiria cerca de 6 bilhões em metaverso e tecnologia blockchain.
Isso inclui um investimento de 1 bilhão de dólares na NEOM Tech & Digital Company, que foi batizada como a cidade futurista de mesmo nome na Arábia Saudita. A empresa planeja lançar seu próprio metaverso.
A ideia é reduzir a dependência que o país tem em relação ao petróleo e expandir seus negócios para outras áreas bastante lucrativas.
A estatal de petróleo da Arábia Saudita, Aramco, também investirá cerca de 1 bilhão de dólares em seu fundo de capital de risco Prosperity7 Ventures.
A companhia investirá em empresas com foco em tecnologia futurista, incluindo aquelas que trabalham com blockchain.
Embora os preços do petróleo estejam bastante altos no momento, a demanda por combustíveis fósseis está diminuindo em todo o mundo, à medida que as pessoas e os governos buscam formas mais limpas de energia renovável.
Por isso a urgência da Arábia Saudita em investir em novas tecnologias. E cada vez mais, isso deve se tornar um padrão mundo afora.
Quer ver a sua empresa se destacando no marketing digital? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Nós temos o que a sua marca precisa para alcançar novos públicos e vender mais.
IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!