A Microsoft está próxima de fechar a compra da desenvolvedora Activision Blizzard, em um acordo de US$ 68,7 bilhões, unindo duas das maiores forças em videogames para criar a terceira maior empresa de jogos eletrônicos do mundo.
Em sua maior compra de todos os tempos, a Microsoft pagará US$ 95 por ação para uma das editoras de jogos mais lendárias de todos os tempos, conhecida por títulos como Call of Duty e World of Warcraft.
De acordo com a própria Microsoft, o CEO da Activision, Bobby Kotick, continuará exercendo essa função.
Crescimento da Microsoft na indústria dos games
A inclusão da coleção de títulos populares da Activision ajudará a Microsoft a expandir suas próprias ofertas para o console Xbox e competir melhor contra o PlayStation, da rival Sony.
A Activision já possui uma longa história com o Xbox. A maior franquia da editora, o FPS Call of Duty, tornou-se bem-sucedida em grande parte devido à plataforma online da Microsoft, a Xbox Live, que permite que os jogadores se conectem para partidas multiplayer.
Atualmente, a maioria dos jogos da Activision são publicados em consoles Xbox.
Fundada em 1979, a Activision é o lar de algumas das franquias de jogos mais populares do mundo, incluindo Candy Crush, Guitar Hero, Skylanders, Destiny, Crash Bandicoot e os títulos de skate Tony Hawk. Agora, todos pertencerão à Microsoft.
Sua franquia Call of Duty é particularmente notável por seu apelo duradouro, vendas na semana de abertura e, cada vez mais, seu alcance na Ásia.
A edição móvel do jogo foi lançada na China em dezembro de 2020, atingindo rapidamente o topo das listas de download.
A franquia é, sem dúvidas, o negócio mais importante da Activision Blizzard. Em 2020, o segmento Activision da empresa – quase todo Call of Duty – respondeu por 55% do lucro operacional da empresa.
Impacto no Mobile e Game Pass
Atualmente, os celulares são o principal meio de acesso a jogos eletrônicos em todo o mundo. Cerca de 95% dos jogadores utilizam smartphones para jogar.
De olho nesse mercado cada vez mais rentável, a Microsoft e a Activision Blizzard farão com que os jogadores possam aproveitar as franquias mais imersivas, como Halo e Warcraft, praticamente em qualquer lugar que desejarem.
Além disso, com jogos como Candy Crush, o negócio móvel da Activision Blizzard representa uma presença e uma oportunidade significativas para a Microsoft neste segmento de rápido crescimento.
A aquisição também reforça o portfólio de Game Pass da Microsoft, com planos de lançar jogos da Activision Blizzard no serviço, que atingiu um novo marco de mais de 25 milhões de assinantes.
Com quase 400 milhões de jogadores ativos mensais da Activision Blizzard em 190 países e três franquias de bilhões de dólares, esta aquisição fará do Game Pass uma das linhas de conteúdo de jogos mais atraentes e diversificadas do setor.
Ao fechar a compra, a Microsoft terá 30 estúdios internos de desenvolvimento de jogos, além de recursos adicionais de publicação e produção de e-sports.
Quer ver a sua empresa se destacando no marketing digital? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Nós temos o que a sua marca precisa para alcançar novos públicos e vender mais.
IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!