Pular para o conteúdo
Home » Conteúdo IMMakers 4DS » Marketing » NFTs: o céu é o limite?

NFTs: o céu é o limite?

Os NFTs ainda estão engatinhando, mas não dá para negar que eles já se tornaram uma febre no mundo digital.

No entanto, enquanto alguns ainda discutem se os NFTs não são apenas imagens em .jpeg vendidas por valores exorbitantes e muito acima do que realmente valeriam, outros aproveitam a onda para lucrar alto em cima disso ou adquirir peças de arte únicas.

Uma coisa, porém, é fato: a discussão em torno dos NFTs está apenas começando e está longe de ter um final (se é que terá um).

E, caso você ainda não tenha se situado muito bem no meio desse assunto, vamos te ajudar a entender um pouco mais do que está acontecendo.

O que são NFTs

NFT é a sigla para Non-Fungible Tokens (tokens não-fungíveis, em português), e designam ativos digitais validados pelo sistema blockchain.

Recentemente, muitas obras de arte passaram a ser negociadas dessa forma, com algumas chegando a valer milhões de dólares.

Embora existam desde 2014, os NFTs estão ganhando notoriedade agora porque estão se tornando uma forma cada vez mais popular de comprar e vender obras de arte digitais.

Por que NFTs valem tanto?

Se você perguntar a um economista, provavelmente ele lhe dirá que o valor de algo é definido por quem compra. 

Portanto, existem NFTs que valem milhões de dólares atualmente porque há pessoas dispostas a pagar esse valor por uma obra de arte digital.

Pelo que vemos até o momento, comprar um NFT serve para passar uma impressão de status. Como se dissesse “sou tão rico que posso pagar milhões em algo supérfluo”.

Não é de hoje, aliás, que pessoas muito ricas pagam milhões por obras de arte. O que parece ter acontecido é que a arte mudou de linguagem e de plataforma nos dias atuais.

Famosos são os principais compradores

Uma das coleções que fazem sucesso atualmente é a Bored Ape Yacht Club (BAYC), que traz desenhos com rostos de macacos e é hoje uma das mais populares e valiosas do mercado.

Recentemente o jogador Neymar adquiriu duas ilustrações da coleção, desembolsando cerca de 6,2 milhões de reais.

O cantor canadense Justin Bieber também foi um dos recentes compradores, tendo desembolsado cerca de US$ 1,29 milhão – o equivalente a 6,9 milhões de reais – no desenho do macaco triste.

Imagem
Bored Ape comprado pelo cantor Justin Bieber por US$ 1,29 milhão

No entanto, engana-se quem acredita que é fácil ficar milionário vendendo NFTs. 

Estima-se que cerca de 90% dos NFTs criados nunca foram vendidos. Dos 10% que foram transacionados, a maioria não chega às cifras milionárias. Alguns NFTs podem ser adquiridos por centavos.

Por isso, para o bem ou para o mal, a única certeza que temos sobre o futuro dos NFTs até o momento é que ainda vai passar muita água por baixo dessa ponte. E é bom ficar atento ao que acontece nesse mercado.

Quer ver a sua empresa se destacando no marketing digital? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Nós temos o que a sua marca precisa para alcançar novos públicos e vender mais.

IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!

Não é possível comentar.