Muitas vezes os homens não tomam os devidos cuidados com a própria saúde. Por isso, este é um dos principais temas abordados nas campanhas do Novembro Azul.
A data teve início em 2003, na Austrália, com um movimento chamado Movember. O nome é uma mistura das palavras ‘moustache’ (bigode) e ‘november’ (novembro). A escolha do mês se deu por causa do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é comemorado no dia 17 de novembro.
Números do câncer de próstata no Brasil
O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que serão 65 mil novos casos de câncer de próstata no Brasil. Em 2019 foram mais de 15 mil mortes em todo o país pela doença. Isso representa um aumento de 13,9% em relação a 2017.
Porém, quando diagnosticado precocemente, o paciente tem mais de 90% de chances de cura. Por isso a importância de se fazer os exames preventivos periodicamente.
Atualmente o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma.
Novembro Azul em exposição
Desde a terça-feira (03) vinte painéis estão expostos na Estação Luz com o objetivo de informar e conscientizar a respeito do câncer de próstata, seus sintomas, como é tratado e porque é tão importante o diagnóstico precoce da doença.
A mostra foi organizada pela ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Urologia em São Paulo (SBU-SP), sob organização do jornalista e produtor cultural Maurício Coutinho.
As fotos da exposição em breve estarão disponíveis também no Instagram da ViaQuatro.
Ações planejadas para o Novembro Azul
O Portal da Urologia, especializado em doenças dos homens, divulgou seu calendário de ações para o Novembro Azul 2020.
As ações planejadas para este ano são bastante variadas, contando com Lives no Facebook, palestras e até ações educativas em estádios de futebol e festival de rock.
A programação completa você confere no Portal da Urologia.
#azultitude
O Instituto Lado a Lado Pela Vida foi uma das entidades pioneiras em relação à conscientização, tendo lançado sua primeira campanha do Novembro Azul no Brasil em 2011.
Uma das campanhas mais marcantes já feitas pelo instituto foi lançada em 2019, com o tema #azultitude. Confira no vídeo abaixo:
E, não se esqueça: o diagnóstico precoce salva vidas. Não deixe que o preconceito seja um obstáculo para você tratar da sua saúde e faça os exames preventivos.
A IMMakers apoia o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Afinal, fazemos mais, quando fazemos juntos!