Com as mudanças que ocorrem o tempo todo na indústria do entretenimento e na forma de se consumir conteúdos, você tem ideia de como os brasileiros vêm consumindo produtos audiovisuais nos últimos tempos?
Pois foi sobre essas questões que a consultoria Comscore se debruçou para a elaboração de seu relatório “Tendências de consumo audiovisual em 2022”.
A partir dele, podemos entender melhor algumas questões relativas ao cenário do audiovisual e sobre o comportamento dos brasileiros que estão marcando o consumo de músicas e vídeos online.
O cenário brasileiro
De acordo com o estudo, 98% da população brasileira com alguma forma de acesso à internet utilizou sites e/ou aplicativos dedicados ao entretenimento em dezembro de 2021.
Isso representa um universo de 126 milhões de usuários no país.
Em termos percentuais, o Brasil só fica atrás do Reino Unido, que teve 98,7% de sua população digital acessando sites e/ou aplicativos semelhantes.
O entretenimento só é menos acessado pelos brasileiros do que notícias e serviços.
Enquanto 98% da população digital brasileira utiliza a internet para buscar alguma forma de diversão, 98,8% buscam serviços e 99,8% estão atrás de notícias e informações.
No entanto, quando se fala em quantidade de tempo em cada um dos itens, o cenário muda drasticamente, já que as notícias e informações correspondem a apenas 1% do tempo gasto pelos brasileiros na internet, enquanto os serviços tomam 19,4% desse tempo e o entretenimento cerca de 16%.
Na liderança do ranking de tempo está a utilização de mídias sociais, que fica com 41,5% do tempo online do público brasileiro. Embora sejam utilizadas por apenas 96,5% da população digital do Brasil.
Quem consome entretenimento digital no Brasil
Em todas as faixas etárias acima dos 18 anos, mais de 99% da população digital consome algum tipo de entretenimento na internet.
Cerca de 22 milhões de usuários estão na faixa dos 18 aos 24 anos, que consomem, em média, mais de 27 horas mensais de entretenimento.
Na faixa dos 25 aos 34, outros 30,2 milhões de usuários são responsáveis por um consumo médio de 21 horas mensais de conteúdo.
Cerca de 17 horas mensais é o que consomem os integrantes da faixa etária dos 35 aos 44 anos. São cerca de 28,3 milhões de pessoas.
Por fim, o público acima dos 45 anos soma 37,7 milhões de usuários, que consomem, em média, 15 horas de conteúdo por mês.
O público está bem dividido entre homens e mulheres. Mas eles consomem cerca de 19 horas de conteúdo por mês, enquanto elas consomem um pouco mais: 20 horas.
Você pode conferir o estudo completo aqui.
Quer ver a sua empresa se destacando no marketing digital? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Nós temos o que a sua marca precisa para alcançar novos públicos e vender mais.
IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!