Pular para o conteúdo
Home » IMMakers Ads » O crescimento do QR Code

O crescimento do QR Code

Talvez você nem mesmo se lembre de qual foi a primeira vez que viu um QR Code, mas podemos garantir que essa tecnologia já existe há mais tempo do que parece.

O código que utiliza diversos quadradinhos dispostos de maneira única foi criado em 1994, pela Denso, uma empresa japonesa que fabrica peças para automóveis.

Os QR Codes eram utilizados pela Denso para controlar as etapas do processo produtivo, já que bastava escaneá-los e todas as informações necessárias eram acessadas instantaneamente.

Isso ajudou a empresa a aumentar consideravelmente sua produtividade e fez com que os códigos escaneáveis fossem logo recebendo outras utilizações, fora da indústria.

Porém, o QR Code não ficou tão popular quanto se imaginava inicialmente, principalmente pelo fato do acesso a smartphones ainda ter demorado muitos anos para acontecer.

De qualquer maneira, mesmo após a popularização dos celulares inteligentes, os QR Codes ainda demoraram para cair no gosto dos usuários, que ainda não haviam se habituado a pegar seus smartphones para escanear um código.

Isso até gerou brincadeiras, como o blog “pessoas escaneando QR Codes”, que mostrava apenas uma página em branco.

A volta por cima do QR Code

Porém, já faz alguns anos que os QR Codes começaram a se tornar mais relevantes, tanto para as empresas quanto para os consumidores.

Um dos motivos para o aumento dessa relevância foi o uso cada vez maior deles na televisão.

Atualmente, mais e mais programas de TV utilizam os QR Codes durante sua programação, como uma forma de interagir com os telespectadores.

Os mais variados tipos de programas fazem uso dos QR Codes para levar a audiência para seus sites, anunciar produtos, oferecer descontos ou realizar outros tipos de ações.

Se você acompanhou as edições mais recentes do Big Brother Brasil, certamente deve se lembrar de tê-los visto em sua tela, além do apresentador Tiago Leifert orientando os telespectadores a “apontar a câmera do seu celular” para o canto da tela (aliás, um ótimo exemplo de call-to-action).

Utilizando o QR Code na sua estratégia de marketing

Os QR Codes podem ser utilizados de diversas formas, tanto em ambientes online quanto offline.

Por isso é bastante comum atualmente ver QR Codes em materiais impressos, como revistas, panfletos, cartões de visita e até outdoors.

Com os QR Codes é possível deixar peças de publicidade menos poluídas, já que você pode utilizar seu espaço para informações essenciais e direcionar seu cliente para outra página, caso ele queira informações mais detalhadas.

Outra excelente maneira de se utilizar os códigos é usando-os para direcionar seu cliente a um canal de atendimento da sua empresa, que pode ser um e-mail, por exemplo. Porém, o mais comum hoje em dia é fazer com que o QR Code leve o usuário diretamente para o seu Whatsapp.

Você também pode direcionar seus potenciais clientes para uma landing page, onde ele poderá fechar uma compra tão logo veja o seu anúncio.

Enfim, há diversas maneiras de se aproveitar dessa ótima ferramenta, que vem conquistando cada vez mais espaço no mundo do marketing digital e também do tradicional.

 

Quer ver a sua empresa se destacando no marketing digital? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Nós temos o que a sua marca precisa para alcançar novos públicos e vender mais.

IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.