Pular para o conteúdo
Home » IMMakers Ads » O potencial do público 60+

O potencial do público 60+

Existem muitos estereótipos que sempre repetimos, mesmo que nem nos demos conta disso às vezes.

E um dos estereótipos que você certamente já repetiu é o de que pessoas com mais de 60 anos não se dão bem com tecnologia.

Ok, sabemos que realmente há muitas pessoas nessa faixa etária que nunca conseguiram se adaptar bem à avalanche de mudanças tecnológicas dos últimos 20 anos.

Porém, cada vez mais os integrantes da chamada Geração Prateada se fazem presentes nas redes sociais. E não apenas consumindo, mas também gerando conteúdo.

E é por isso que a imagem do velhinho de óculos, bengala e cabelos brancos já não serve mais para representar esse público.

Com o aumento da expectativa de vida em todo o mundo, quem chega aos 60 está cada vez mais ativo na economia, de diversas formas.

Porém, nota-se que ainda há pouca comunicação por parte das marcas com esse público, em relação ao seu potencial.

O impacto do público 60+ na economia

O número de pessoas acima dos 60 não para de subir. De acordo com relatório da ONU, em 2017 eram cerca de 962 milhões em todo o mundo.

Estima-se que em 2050 esse número será de 2,1 bilhões, o que representará cerca de 25% da população mundial.

No Brasil existem atualmente cerca de 30 milhões de pessoas nessa faixa etária e uma estimativa de 68 milhões até 2050, fazendo do Brasil o país com a 6ª maior população acima de 60 anos do mundo.

Atualmente, esse público movimenta cerca de 7,1 trilhões de dólares anualmente. No Brasil, são quase 2 trilhões de reais. E esse número só tende a crescer, graças ao aumento da expectativa de vida.

Também não se sustenta mais a imagem do idoso lendo jornal em sua cadeira de balanço.

Estudos apontam que hoje mais de 90% desse público está conectado à internet, acessando principalmente o Whatsapp (92%), o Facebook (85%) e o Youtube (77%).

Além disso, cerca de 38% da população acima dos 55 anos afirma jogar no video-game ou no smartphone. Ou seja, pode até não parecer, mas estamos falando de uma geração cada vez mais online.

Influenciadores acima dos 60

Mais do que apenas consumir conteúdo na internet, o público acima dos 60 anos também mergulhou de cabeça na criação desse conteúdo.

O número de influenciadores nessa faixa etária vem crescendo, e se engana quem pensa que eles só falam de “coisas de velho”.

Falando de igual para igual com o público mais jovem, os influenciadores sessentões conquistam cada vez mais seguidores e admiração nas redes sociais.

Esse é o caso das amigas Gilda (80 anos), Sônia (85) e Helena (94), que levam ao ar semanalmente seus divertidos vídeos no canal Avós da Razão.

Com uma maneira franca e despojada, as simpáticas senhoras conversam sobre tudo e opinam a respeito de temas que vão desde polêmicas como eutanásia até conversas tipicamente de vovó.

No Instagram você também poderá encontrar diversos criadores de conteúdo da terceira idade, como é o caso da Rosângela Marcondes, a It_Avó, que em sua bio já se apresenta com o título “Influenciadora 60+”.

Portanto, convém sempre lembrar que este é um público cada vez mais ativo na internet e com potencial de consumo muito grande.

Sua marca está preparada para lidar com essa fatia do mercado? Se ainda não estiver, é um bom momento para começar a pensar a respeito.

 

Quer ver a sua empresa se destacando no marketing digital? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Nós temos o que a sua marca precisa para alcançar novos públicos e vender mais.

IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.