Às 18 horas desta quinta-feira, 1º de outubro, o Cristo Redentor mais uma vez recebeu a iluminação especial que marca o início da campanha Outubro Rosa no Brasil.
Tradicionalmente, o evento conta com pacientes em tratamento no lançamento da campanha. Porém, devido ao coronavírus, neste ano a participação será online. A atriz e apresentadora Ana Furtado, que curou-se de um câncer de mama, será a madrinha da campanha da Fundação Laço Rosa, cujo tema é #doarsalva.
Outubro Rosa e as marcas
Tem se tornado cada vez mais comum a adesão de empresas ao Outubro Rosa. Seja para ‘pegar carona’ ou por realmente querer participar do movimento, o fato é que as marcas entram de cabeça na data e acabamos vendo muitas delas trocarem suas cores tradicionais pelo rosa nesta época do ano.
Um bom exemplo é a companhia aérea Azul, que todo ano muda a pintura de alguns de seus aviões para o rosa. Neste ano não será diferente e a empresa foi uma das primeiras a veicular comercial com mensagem de apoio ao Outubro Rosa.
A cor rosa entrando em campo
Até alguns anos atrás a resistência dos clubes de futebol no Brasil em relação à cor rosa era imensa e não dava sinais de que mudaria. Pouco a pouco, porém, os clubes começaram a incluí-la em sua comunicação quando chegava o mês de outubro. Mas em 2020 podemos dizer que a maior barreira para o rosa no futebol brasileiro foi finalmente quebrada.
Em parceria com a FEMAMA (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama) a Umbro lançou camisas cor-de-rosa para as sete equipes para as quais fornece material esportivo. Com isso, Grêmio, Santos, Fluminense, Avaí, Chapecoense, Athletico Paranaense e Sport terão novos uniformes em homenagem ao outubro rosa. As camisas serão limitadas e parte das vendas será destinada à FEMAMA.
Ainda não é agora que teremos algum clube usando um uniforme rosa regularmente na temporada, mas a quebra de tamanha resistência já é algo extremamente positivo. Principalmente vindo de entidades com tamanho poder de comunicar-se com seus adeptos.
O câncer de mama no Brasil
Só em 2020 já foram diagnosticados mais de 66 mil casos de câncer de mama no país. Isso corresponde a 29,7% de todos os casos de câncer em mulheres só neste ano.
Contabiliza-se ainda mais 16 mil casos de câncer de colo do útero, que também é alvo das campanhas de conscientização do Outubro Rosa.
Como prevenir o câncer de mama
Com atividades físicas e uma alimentação saudável, evitando alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, estima-se que é possível reduzir as chances de desenvolvimento do câncer de mama em até 28%. Além disso, também é muito importante fazer a mamografia e o autoexame regularmente.
Cuide bem de você e de quem você ama. Informação é a melhor prevenção.