O TikTok é um aplicativo que foi lançado em setembro de 2016 pela desenvolvedora ByteDance. De lá para cá o app se tornou uma das maiores febres da internet, atingindo em 2019 a marca de 1,5 bilhão de usuários mensais. E mais: cerca de 1 bilhão de vídeos são assistidos dentro da plataforma a cada 24 horas. Cada usuário passa cerca de 45 minutos por dia no aplicativo.
Porém, se você ainda nunca ouviu falar dele, ou mesmo se já ouviu esse nome antes, mas ainda não sabe o que é nem para que serve o TikTok, não se preocupe. Este artigo vai te ajudar a entender melhor o que é esse aplicativo que está fazendo tanta gente dançar na frente do celular.
Como funciona o TikTok
O TikTok é um aplicativo para smartphones que permite que seus usuários façam vídeos curtos, com até 60 segundos. O grande diferencial é que o TikTok oferece inúmeras possibilidades divertidas de edição, que incluem acelerar o vídeo, incluir música de fundo, aplicação de efeitos, entre outros.
Você ainda pode seguir os seus perfis favoritos, além de acompanhar os vídeos que vão sendo reproduzidos automaticamente em sua timeline infinita. Também é possível procurar vídeos de um tema específico, fazendo a busca por hashtags.
Obviamente, como costuma funcionar em todas as redes sociais, os conteúdos gerados pelos usuários do TikTok acabam sendo amplamente reproduzidos, modificados e parodiados. Por isso não é raro ver conteúdo do TikTok fazendo sucesso em outras redes. Aliás, é bem possível que você já tenha até recebido algum desses vídeos pelo Whatsapp.
Os TikTokers
66% dos usuários do TikTok têm menos de 30 anos. Se falarmos apenas dos que são ativos mensalmente, cerca de 60% deles têm entre 16 e 24 anos.
Assim como acontece em outras redes sociais, o TikTok também gerou seus influenciadores. Já são diversos perfis na casa dos milhões de seguidores, criando conteúdo diário e fazendo lives para engajar sua audiência.
Aliás, o público geralmente muito bem segmentado dos seus criadores de conteúdo faz do TikTok uma das melhores redes sociais para se utilizar a influência dos microinfluenciadores sobre seu público.
TikTok e os negócios
Um dos possíveis motivos de tamanho engajamento é que o TikTok possui um sistema de remuneração para criadores de conteúdo. Qualquer usuário com mais de 1000 seguidores pode fazer lives dentro do aplicativo e receber moedas de quem estiver assistindo. Essas moedas podem ser trocadas posteriormente por dinheiro, por isso acaba sendo bastante lucrativo para algumas pessoas criar conteúdo para o TikTok.
Diversas marcas, dos mais variados segmentos, apostam suas fichas no engajamento do TikTok e criam seus próprios conteúdos na rede, visando uma comunicação mais direta com seus consumidores. Algumas também têm procurado perfis famosos na plataforma para criação de conteúdo patrocinado. De ambas as formas, há vários cases de sucesso que mostram que essa é uma tendência real daqui para frente.
Esse tipo de conteúdo também está disponível para a sua marca. Caso tenha interesse em ter influenciadores digitais falando do seu produto, clique aqui e entre em contato com um de nossos especialistas. Certamente temos o que sua marca precisa para expandir sua comunicação.
IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!