Nesta semana, a IMMakers Ads tratou nas redes sociais (segue a gente no Insta e LinkedIn), sobre os emojis. Hoje vamos falar sobre Qual é a origem dos Emojis. Neste artigo vamos trazer uma breve história destes elementos que fazem toda comunicação se destacar!
Para saber mais sobre, basta continuar a leitura abaixo.
Antes de qualquer coisa: qual o significado da palavra emoji?
O termo tem origem japonesa, e a palavra vem da composição dos elementos: e (imagem) moji (letra). Estes termos juntos, formam a palavra emoji, que pode ser sintetizada em: símbolos que representam uma ideia ou expressão completa.
Um movimento muito interessante que ocorre com os emojis é a representatividade de termos ou elementos que constituem a realidade, por isso, é bastante comum encontrar emojis que apresentam rostos com diferentes tonalidade de pele, texturas de cabelo ou, até mesmo, a composição de famílias. A variedade perpassa por objetos da natureza, alimentos e bandeiras dos países. Incrível, né?
Qual é a origem dos emojis?
A origem dos emojis está no Japão, em meados dos anos 90, com o Shigetaka Kurita, um funcionário da NTT DoCoMo, que desenvolvia o projeto I-mode. Este projeto ambicioso, buscava implementar uma maneira diferente de como os japoneses iriam acessar informações básicas do dia a dia, como por exemplo o acesso à internet, acesso à previsão do tempo e ao e-mail.
No entanto, segundo Kurita, as informações estavam pouco humanizadas. segundo ele, faltavam elementos para complementar essas informações de texto. Ele apresentou um projeto, com o intuito de convencer as empresas envolvidas no I-mode, para a criação de símbolos que pudessem acompanhar o texto corrido, afinal, essas empresas tinham recursos para fazer a empreitada.
Mas as empresas envolvidas não aceitaram a sugestão. Kurita se juntou com uma pequena equipe, que desenvolveu 176 emojis, com o tamanho de 12×12 pixels cada. Veja só:
Temos os primeiros emojis desenvolvidos. Se você perceber, alguns se parecem com os que existem atualmente, como por exemplo o emoji de “jóia” ou “polegares para cima” 👍.
Como o emoji se popularizou?
Sim, a empresa da maçã tem muito a ver com isso! Ao lançar o primeiro iPhone, a Apple fez o uso de emojis para que o dispositivo fizesse sucesso no Japão, na medida em que os emojis eram populares no país.
Em outros países, o acesso aos emojis dava-se a partir do uso do teclado japonês.
Com o lançamento do iOS, em 2011, a Apple liberou aos usuários do mundo todo os emojis, afinal, era uma demanda mundial a necessidade de usar estes elementos em suas mensagens de texto e demais comunicações.
Outras empresas, tais como a Google e a Microsoft, fizeram as suas próprias versões dos emojis, baseado no catálogo da concorrente e na padronização de catálogo feita pelo Consórcio Unicode. A partir do catalogo, é possível existir diferentes versões do mesmo emoji. Por isso é comum que usuários do iOS e Android tenham o mesmo emoji, mas com traços diferentes.
Curiosidades sobre os emojis:
Emoji Dick: Existe uma versão do clássico da literatura mundial, Moby-Dick de 1851 e escrito por Herman Melville, escrito inteiramente por emojis. Cada frase de emoji aparece escrita com letras logo abaixo.
Emoji já virou palavra do ano: Em 2015, o Dicionário Oxford determinou que a palavra daquele ano seria: 😂 . Isso mesmo, o emoji “morrendo de rir”, foi a palavra daquele ano! A justificativa é que, em 2015, os emojis entraram em grande uso no mundo todo.
Emojis podem ajudar na venda: Em Julho de 2029, a Adobe fez uma pesquisa sobre as tendências de emoji daquele ano. Na pesquisa, 58% das pessoas que responderam, indicaram que abrem e-mails que tenham emojis no assunto da mensagem.
Não há dúvidas, os emojis vieram para ficar e são mundialmente conhecidos. Você usa estes elementos em suas comunicações? Emojis podem aproximar o público de seu conteúdo e humanizar a maneira como você se comunica, afinal é nisso que reside a origem do emoji, né?
Não perca mais tempo para crescer dentro do mundo digital. Vamos agendar uma reunião para conversarmos sobre o crescimento digital da sua empresa? Entre em contato conosco.