Pular para o conteúdo
Home » Conteúdo IMMakers 4DS » Social Media » Spotify e a cultura da Geração Z

Spotify e a cultura da Geração Z

Recentemente o Spotify divulgou seu relatório Culture Next. Em sua quarta edição, o estudo se debruça sobre a nova era cultural ditada pela Geração Z e como o áudio faz parte de tudo isso. 

Analisando diversos dados disponíveis sobre a Geração Z e também seus próprios dados internos, o Spotify traçou um paralelo com a geração dos Millenials e obteve alguns resultados surpreendentes.

A pesquisa foi feita com pessoas da Alemanha, Austrália, Brasil, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Nova Zelândia, Reino Unido e Singapura. 

Confira, então, alguns dos insights presentes no relatório:

Maior proximidade

Há muito tempo nos acostumamos com a ideia de que qualquer pessoa famosa é uma espécie de “ilha”, sendo completamente inacessível às pessoas comuns.

Pois esse tipo de pensamento vem encontrando cada vez menos eco quando se trata da Geração Z. 

Hoje em dia, é cada vez mais comum vermos criadores de conteúdo interagindo com os seus fãs, ao invés de apenas fazer aquela antiga comunicação de mão única.

As comunidades de fãs são extremamente importantes nos dias de hoje para quem trabalha com a própria imagem e, principalmente, para quem quer falar com a Geração Z.

Experiências em áudio

Para a Geração Z, as experiências em áudios são bem mais importantes do que muita gente imaginaria no primeiro momento.

De acordo com o estudo, 69% da Geração Z no Brasil afirmou que o áudio permite explorar partes desconhecidas da cultura que de outro modo não seria possível aproveitar.

Além disso, 84% dos entrevistados também afirmaram que o áudio permite explorar lados diferentes das suas personalidades.

Safe places

A Geração Z é formada por pessoas na faixa etária dos 16 aos 25 anos. E para muitos desses, não é fácil encontrar locais onde possam se expressar livremente, sem medo de julgamentos ou represálias.

Justamente por isso, os programas de áudio são um lugar perfeito para abrigar essa geração, que se encontrou especialmente nos podcasts.

Os jovens da geração Z estão cada vez mais interessados em podcasts. Eles gostam de ouvir histórias e informações de forma descontraída e informal, e os podcasts são a plataforma perfeita para isso. 

Eles são nativos digitais e, por isso, são extremamente habilidosos em consumir conteúdo online. Eles também são extremamente multitarefas, o que significa que podem ouvir um podcast enquanto fazem outras coisas, como estudar ou trabalhar.

Por isso, a autoexpressão é extremamente importante para essa geração. E é principalmente dessa forma que os serviços de áudio vêm crescendo e encontrando espaço em seus corações e mentes.

Quer saber mais? Baixe gratuitamente o relatório clicando aqui.

Quer ver a sua empresa se destacando no marketing digital? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Nós temos o que a sua marca precisa para alcançar novos públicos e vender mais.

IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!