Talvez você nunca tenha ouvido falar dele, mas não tem problema. Se esse for o seu caso, saiba que o inbound marketing – também conhecido como marketing de atração – é uma forma de se fazer publicidade online de uma maneira um pouco diferente do marketing convencional.
De acordo com a lógica do marketing tradicional, uma empresa deve estar constantemente “correndo atrás” de seus clientes. E isso pode ser feito de diversas formas, como anúncios online, comerciais de TV, spots de rádio, outdoors e uma infinidade de outras maneiras.
Já o inbound marketing costuma operar de forma contrária. De maneira simplificada, podemos dizer que, a partir de conteúdo gerado pela empresa, os clientes é que a encontrarão, sem que haja a necessidade de compra de mídia e espaços publicitários.
No decorrer deste artigo você poderá entender melhor como isso funciona e vem sendo cada vez mais utilizado.
Características do Inbound Marketing
Podem ser caracterizadas como inbound marketing as estratégias que visam alcançar e converter clientes através de uma oferta de conteúdo que lhes seja relevante.
Essa é a principal diferença para o marketing tradicional, já que no inbound marketing o mais importante não é vender diretamente seu produto ou serviço para o cliente, mas trazê-lo para dentro do seu campo de influência oferecendo a ele um conteúdo que possa satisfazê-lo de alguma forma.
Isso pode ser feito de diversas maneiras. Uma empresa pode, por exemplo, utilizar redes sociais para sanar as dúvidas que os usuários tenham a respeito de algo em seu ramo de atuação. Isso ajuda bastante na construção de autoridade.
Outra forma de atuação consiste em publicar conteúdo periódico a respeito de temas da sua área, fazendo com que potenciais clientes cheguem até você através de pesquisas em buscadores.
E o melhor: tudo isso faz com que o inbound marketing seja cerca de 62% mais barato do que o marketing convencional.
Fases de uma estratégia de Inbound
Atração: é onde a empresa desperta o interesse de um potencial consumidor através da apresentação de conteúdo relevante ou que o instigue a buscar mais informações.
Captação de leads: a etapa seguinte é fazer com que seu visitante lhe forneça seus dados. Para isso pode-se oferecer algo em troca, como um cupom de desconto, um e-book ou qualquer outra coisa na qual o seu futuro cliente possa enxergar valor.
Transformação de leads em vendas: essa é a hora de pegar os seus leads captados e utilizá-los para despertar o desejo de compra do consumidor.
Fidelização: após a realização de uma venda, é de extrema importância manter o cliente fidelizado. Isso pode gerar uma economia de 5 a 7 vezes em relação ao valor de se conquistar um novo. Por isso, é importante manter um bom relacionamento com esse comprador.
Análise: feitas as vendas, o passo seguinte é analisar todo o processo e os números, para saber exatamente onde há pontos fortes e fracos dentro de sua estratégia de conversão.
Gostaria de ver a sua empresa se destacando também com o inbound marketing? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Nós temos o que a sua marca precisa para alcançar novos públicos e vender mais.
IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!