Pular para o conteúdo
Home » Conteúdo IMMakers 4DS » Uncategorized » Você sabe qual é a cidade mais inteligente e conectada do país?

Você sabe qual é a cidade mais inteligente e conectada do país?

No ranking da 6ª edição do Connected Smart Cities 2020, que é o principal estudo sobre todos os 673 municípios brasileiros, com mais de 50 mil habitantes, a cidade de São Paulo ficou em primeiro lugar, se destacando como a mais inteligente e conectada cidade do Brasil.

A capital paulista, que é o centro financeiro do país, conquistou a primeira colocação nos seguintes quesitos: Cidades com mais de 500 mil habitantes; Tecnologia e Inovação e Mobilidade e Acessibilidade.

Edição histórica feita em formato 100% virtual e por meio de plataforma dedicada.

O Prêmio Connected Smart Cities, realizado em parceria pela Nectainova e pela Neurônio Ativação de Negócios e Causas, com o apoio da Urban Systems, reconhece e premia os negócios inovadores, que colaboram para que as cidades possam ser mais inteligentes, apresentou um novo formato.

Foi a primeira vez que o evento ocorreu através de um formato online no país e, devido à sua dimensão, envolveu gestores de todas as regiões do Brasil, além do alcance internacional.

Por uma questão de saúde pública, em 2020 o evento nacional foi apresentado em formato totalmente virtual, via plataforma dedicada, atendendo a nossa realidade atual, onde as mudanças na vida pessoal e profissional da sociedade em geral são necessárias.

A mais importante iniciativa de cidades e mobilidade do Brasil ocorreu nos dias 08, 09 e 10 de setembro.

Ranking 2020, com as 10 primeiras colocações:

A cidade de São Paulo foi o principal destaque no Ranking Geral 2020, atingindo a primeira colocação. O segundo lugar ficou com Florianópolis (SC), seguida por Curitiba (PR), Campinas (SP) e Vitória (ES). Na sexta colocação está São Caetano do Sul (SP), seguida por Santos (SP), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Belo Horizonte (MG).

O resultado é apresentado em 4 frentes: geral, por eixo temático, por região e por faixa populacional.

O estudo é composto por indicadores dos 11 principais setores: Mobilidade e Acessibilidade, Urbanismo, Meio Ambiente, Tecnologia e Inovação, Economia, Educação, Saúde, Segurança, Empreendedorismo, Governança e Energia.

Poucas mudanças nas primeiras colocações.

Na edição de 2019, o Ranking incorporou novos conceitos e novos indicadores, baseados na ISO 37122 – Sustainable Cities And Communities – Indicators For Smart Cities, mantendo-se como a melhor referência para a comparação e a análise de cidades inteligentes no Brasil.

Essa mudança fez com que poucas posições se alterassem nos comparativos em relação ao ano anterior.

Em 2018 Curitiba ficou em primeiro lugar (31,782 pontos).
Já em 2019, a campeã foi a cidade de Campinas (39,977 pontos) e apenas 4 quesitos mantiverem as mesmas cidades nas primeira posições em relação ao ano anterior.

São Paulo (Mobilidade e Acessibilidade); Santos (Meio Ambiente); Vitória (Saúde) e Rio de Janeiro (Empreendedorismo).

Em 2020, após dois anos fora da liderança, a cidade de São Paulo voltou à primeira colocação geral do ranking e 6 quesitos mantiveram as mesmas cidades na liderança.

São Paulo – Mobilidade e Acessibilidade
Curitiba – Urbanismo
Santos – Meio Ambiente
Vitória – Saúde
São Caetano do Sul – Educação
Rio de Janeiro – Empreendedorismo

São Paulo, a cidade que não para de crescer.

Além do título de cidade mais inteligente e conectada do Brasil, a capital paulista conquistou ainda a primeira colocação nas categorias: Região Sudeste; Cidades com mais de 500 mil habitantes; Tecnologia e Inovação; Mobilidade e Acessibilidade.

A cidade de São Paulo conta com 3 parques tecnológicos e 11 incubadoras, além de percentuais como 4,1% dos empregos formais no setor de Tecnologia e Inovação e 4,6% no setor de Educação e no setor de Pesquisa e Desenvolvimento, mesmo com a grande diversidade econômica da cidade.

São Paulo também apresentou alta de 1,79% do PIB per capita, sendo que 84,7% dos empregos na cidade estão no setor privado. A renda média, dos trabalhadores formais, é de R$ 3.935.

A capital paulista contempla 85 pontos de acesso à internet, por 100 habitantes e 56,3% das conexões de banda larga, com velocidade superior a 34 MB (a última pesquisa apontava menos de 50% das conexões).

O secretário municipal de Inovação e Tecnologia, Juan Quirós, comentou que a cidade de São Paulo concentra um grande número de empresas e organizações, com produtos de base tecnológica, o que torna o ecossistema da capital referência quando se trata de inovação.

A IMMakers está sempre atenta a conteúdos sobre cidades inteligentes e mobilidade, que apresentam soluções, ideias e tendências para o desenvolvimento de cidades no Brasil.

Quer mais informações? Clique aqui e consulte um de nossos especialistas, afinal fazemos mais, quando fazemos juntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.