Pular para o conteúdo
Home » IMMakers Ads » Voice Marketing: você ainda vai ouvir muito disso.

Voice Marketing: você ainda vai ouvir muito disso.

Imagine que você está ouvindo o seu podcast favorito e o episódio em questão é um debate a respeito de um determinado livro.

De repente, ocorre uma interrupção programada no episódio e você ouve a voz do seu assistente virtual: “Gostaria de comprar esse livro na Amazon por R$ 29,99?”.

Você responde que sim. E pronto, sua compra foi feita e será entregue no seu endereço já cadastrado. Você não terá nem que colocar o número do seu cartão e poderá seguir ouvindo normalmente o restante do episódio.

Parece extremamente futurista para você? Pois saiba que esse é um exemplo de anúncio interativo por voz, que está em desenvolvimento e pode estar mais perto de acontecer do que você imagina.

Esse é apenas um dos exemplos do que é possível fazer com o Voice Marketing.

Pesquisa por voz

No Brasil, as assistentes virtuais como a Alexa, da Amazon, e a Siri, da Apple, ainda não são tão comuns nas residências quanto nos Estados Unidos e na Europa. Por isso, o Voice Marketing ainda engatinha por aqui.

Já nos países onde as casas já possuem assistentes virtuais há algum tempo, é comum que os moradores façam suas atividades diárias e “conversem” com suas assistentes.

Não é incomum ver os usuários dizendo “Alexa, chame um Uber para mim” ou mesmo “Siri, ligue para a pizzaria”. A praticidade gerada pelas assistentes virtuais faz com que o uso da voz acabe sendo a forma mais fácil de se fazer coisas que antes seriam feitas através de apps.

O próprio Google já sente os reflexos disso. As pesquisas feitas por meio de voz crescem dia após dia. E isso tem reflexos nas estratégias de Search Engine Optimization (SEO).

Se atualmente busca-se um melhor ranqueamento a partir de palavras-chave, a tendência a partir do crescimento das pesquisas por voz é de uma otimização através de frases-chave.

Afinal, a pesquisa escrita e a pesquisa por voz são feitas de maneiras diferentes. Na pesquisa escrita, a tendência é escrever “oficina mecânica”, enquanto que na pesquisa por voz o mais comum é dizer algo como “Alexa, encontre uma oficina mecânica aqui perto”.

E isso é algo que pode embaralhar totalmente o jogo do SEO.

O Voice Marketing já está entre nós?

Como já dissemos anteriormente, o voice marketing já está funcionando a todo vapor em países como os Estados Unidos.

No Brasil, ainda há poucas assistentes virtuais em operação, embora a Alexa esteja sendo cada vez mais vendida por aqui.

Porém, a tendência para os próximos anos é a substituição do mobile first pelo voice first. Diversos analistas apontam que o uso de voz para o acesso a serviços se tornará cada vez mais relevante, chegando a superar o uso de aplicativos.

Com o crescimento da internet das coisas, quando teremos cada vez mais aparelhos conectados à internet, será cada vez mais comum a interação com gadgets através de voz ao invés de telas.

E as possibilidades que se abrem a partir disso são enormes.

 

Quer ver a sua empresa se destacando também no marketing digital? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Nós temos o que a sua marca precisa para alcançar novos públicos e vender mais.

IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.