Pular para o conteúdo
Home » Conteúdo IMMakers 4DS » Produções sul-coreanas crescem no mercado digital

Produções sul-coreanas crescem no mercado digital

Se você esteve em Marte nos últimos anos, provavelmente não foi impactado por nenhuma produção sul-coreana. Porém, se esteve aqui na Terra, é improvável que você não tenha ouvido falar no jogador 001 ou algum verso de Dynamite tocando por aí.

E não é para menos. Há cerca de 30 anos a Coreia do Sul vem mantendo um crescimento econômico de fazer inveja. E boa parte disso tem a ver com as produções que se tornam cada vez mais presentes em plataformas de streaming de vídeo, de músicas e também nas redes sociais.

Inclusive, esse fenômeno da popularização da cultura sul-coreana tem até nome: Hallyu.

O domínio do K-pop

As boy-bands sul-coreanas estão cada vez mais invadindo os streamings de música. Ao abrir o Spotify, não é raro encontrar sugestões de grupos como Blackpink, EXO, Twice, NCT e o mais famoso deles: o BTS.

Por serem fenômenos gigantescos nas redes sociais, o sucesso dos grupos de k-pop não passou despercebido pelas autoridades do país. 

O Produto Interno Bruto da Coreia do Sul aumentou de 500 bilhões de dólares no ano 2000 para 1,5 trilhão de dólares em 2018. E parte disso se deve justamente à exportação da cultura nacional para outros cantos do planeta. 

O entendimento dentro da Coreia do Sul é de que sua cultura é um excelente atrativo turístico. Por isso, o governo metropolitano de Seul já investiu quase meio bilhão de wons em grupos musicais.

E esse está longe de ser um investimento considerado supérfluo ou a fundo perdido. Afinal, estima-se que apenas o BTS movimente cerca de US$ 3,7 bilhões por ano na economia do país.

Vale lembrar ainda que a música coreana começou a ser ouvida no Ocidente muito tempo atrás, quando o rapper PSY obteve um enorme sucesso com o Gangnam Style.

Batatinha Frita, 1, 2, 3…

A produção sul-coreana mais recente a ganhar espaço no Ocidente é a série Round 6 (Squid Game, em inglês), que estreou na Netflix no dia 17 de setembro e já se tornou a mais assistida de todos os tempos na plataforma.

E também não é de hoje que as produções cinematográficas da Coreia do Sul vêm ganhando espaço. Afinal, não podemos esquecer que o filme Parasita surpreendeu a todos e ganhou o Oscar de melhor filme em 2020.

Tudo isso tem feito com que investidores aumentem cada vez mais os seus investimentos em produções sul-coreanas. 

Quem também merece destaque são os vídeo-games produzidos na Coreia, que seguem ganhando mercado em todo o planeta. Países como Argentina, África do Sul e Vietnã estão hoje entre os principais consumidores dos jogos sul-coreanos.

Tudo isso demonstra que a Coreia do Sul segue uma tendência de crescimento e influência no mercado digital como nunca antes em sua história. E isso ainda deve durar muito tempo mais.   

Quer ver a sua empresa se destacando no marketing digital? Então, clique aqui e converse com um de nossos especialistas. Nós temos o que a sua marca precisa para alcançar novos públicos e vender mais.

IMMakers. Fazemos mais, quando fazemos juntos!